15
jul

A mulher que é dona do Sol

15 de julho de 2019 - há 5 anos atrás
Por: Alexandre Na categoria:

 

Você gosta de desfrutar de um bom banho de Sol. Seja deitado mesmo perto de casa, no seu parque da vila, ou enquanto faz uma caminhada pelo seu bairro. Toda a gente gosta de um bom banho de sol e repor a nossa vitamina D, bem como os nossos níveis de serotonina. 

Mas, e se lhe disser que isso agora poderá ter um preço? Não, não é a última ideia brilhante de político brasileiro. Na verdade, a responsabilidade poderá vir do outro lado do Atlântico. 

Conheça María Angeles Durá. Espanhola e dona do Sol. Sim, esta cidadã espanhola tem em sua posse um documento que a reconhece como única e absoluta proprietária do Sol. Desde 2012. Mas há uma boa notícia, se quiser um pedaço de Sol, uns metros quadrados, pode fazê-lo. María vende pedaços de sol ao metro quadrado, a um preço de 1 euro o metro quadrado; cerca de 4,25 reais! E ainda se fará acompanhar de documentos comprovativos de propriedade. 

O anúncio de venda tornou-se público um ano depois de um demorado processo legal. Nesse mesmo processo, chegou-se a uma conclusão: Ao logo de milhões de anos de história humana, nenhum outro humano havia reclamado a propriedade sobre a nossa estrela, e por isso, maria podia reivindicá-lo como sua propriedade. 

A ideia de tentar ser a dona oficial do Sol começou em 2010, depois de maria ter visto as tentativas de um norte americano de nome Dennis Hope (“hope”, “esperança”, era o que o homem tinha de conseguir ganhar os processos!) em se tornar o dono da Lua, de Marte, de Vénus e de Mercúrio. O que ambos se aperceberam foi que existe uma lacuna legal no que diz respeito ao espaço exterior. Ao contrário de alguns lugares aqui no nosso planeta, que estão definidos como “sem dono”, como é o caso da Antártida, no espaço não se está sujeito às leis de apropriação nacional por reivindicação de soberania, mas nada refere sobre a propriedade individua e privada. É nesta base que os documentos legais que María apresentou num notário local. 

Desta forma, María cumpriu um velho sonho de reivindicar de forma legal o Sol e de se tornar sua proprietária. Sei que pode parecer piada, a verdade é que ela já tentou uma vez tentar tirar proveito financeiro de todos os que usam a luz da estrela, cobrando taxas a todos os que o façam. Polêmica à parte, felizmente não conseguiu. Ainda. 

Apesar de ter, com alguma facilidade conseguido se tornar proprietária do Sol, vender partes dessa propriedade não tem sido fácil. Inicialmente ela tentou fazê-lo através de uma loja no eBay, onde leiloou pedaços da estrela. Contudo, o eBay encerrou a sua loja, uma vez que achava que se tratava de uma violação à sua política de venda de “bens tangíveis”, ou seja, considerou o eBay que María estaria vendendo coisas que não podem ser tocadas ou não existem. María respondeu com um processo contra o site, argumentando que o Sol é algo “bem tangível” e bem real. Enquanto o processo se desenrola, María vende o Sol aos bocados no seu site, a 4,25 reais o metro quadrado.

Gente, só pra deixar bem claro, isso não é fake news, ok? Não apoiamos e nem praticamos isso aqui no blog.


Siga-nos no Instagram





Tags:

Seta
Seta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *